O que faz um Auxiliar de Farmácia

O que faz um Auxiliar de Farmácia

Você conhece a carreira de auxiliar de farmácia? Essa é uma das profissões que mais se destacam na atualidade. Com o crescimento no número de farmácias em funcionamento no país, o profissional se tornou bastante requisitado.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, existem no país mais de 87 mil farmácias e drogarias privadas. O número é muito superior ao número de farmácias públicas (11 mil).

Nesse artigo falaremos tudo sobre o dia a dia de um auxiliar de farmácia. Descubra o que ele faz, quais são as suas atribuições e como se destacar nessa carreira profissional.

O que é o auxiliar de farmácia

A carreira de auxiliar de farmácia é uma posição de entrada, o que significa que é excelente para quem está em busca do primeiro emprego. Para ser um dos candidatos às vagas abertas, basta ter um diploma de nível médio ou equivalente.

Isso significa que não é necessário ter um curso superior para trabalhar como assistente de farmácia. No entanto, aqueles que possuem algum nível de qualificação, como um curso livre na área, conseguem trabalho mais rapidamente.

A maioria das farmácias de varejo, essas que vendem produtos diretamente ao consumidor final, contratam assistentes de farmácia. Dessa forma, o número de vagas disponíveis costuma ser grande, em todas as regiões do país.

Dessa forma, é relativamente fácil conseguir trabalho como assistente de farmácia. O salário inicial não é extremamente alto, mas é superior ao salário mínimo na maioria das vezes.

Uma das grandes vantagens de trabalhar como assistente de farmácia é que depois de ser contratado, o profissional recebe treinamento completo. Assim, mesmo que você nunca tenha trabalhado na área, poderá aprender.

(Continue lendo o texto após o formulário)

O que faz um assistente de farmácia

São várias as funções de um assistente de farmácia no dia a dia. Cabe a esse funcionário receber os clientes da farmácia, orientar sobre produtos e medicamentos de venda livre e conferir informações do receituário.

Além disso, o assistente de farmácia é encarregado de pegar nas prateleiras os medicamentos, pomadas e outros produtos solicitados pelos clientes, de acordo com o que foi pedido ou de acordo com a prescrição.

Durante o treinamento, após a contratação, o assistente de farmácia recebe instruções sobre como deve ser a atenção ao cliente, como funciona a farmácia e outros detalhes relativos ao cargo.

Um assistente de farmácia também desempenha tarefas administrativas, como atender o telefone e manter o preenchimento do banco de dados de clientes regulares, quando a farmácia conta com cadastro específico.

Outras tarefas do assistente de farmácia podem incluir:

  • Monitorar o inventário de medicamentos
  • Receber os clientes
  • Fornecer serviço ao cliente
  • Realizar a entrada de dados no sistema
  • Responder perguntas gerais sobre medicamentos
  • Auxiliar o técnico de farmácia e o farmacêutico conforme necessário
  • Manter a farmácia organizada e limpa
  • Orientar os clientes sobre a utilização de produtos

Como você pode ver, o assistente de farmácia possui uma grande diversidade de atribuições.

Sem falar que em uma farmácia são comercializados muito mais do que remédios. Grandes e pequenas farmácias contam com muitos outros departamentos, como produtos de beleza e perfumaria.

Começar a trabalhar como assistente de farmácia pode ser uma grande oportunidade de crescer profissionalmente.

Atribuições, Auxiliar de Farmácia, carreira farmacêutica, desenvolvimento profissional, qualificações

error: CONTEÚDO BLOQUEADO