A diferença entre um Curso Livre e um curso reconhecido pelo MEC

A diferença entre um Curso Livre e um curso reconhecido pelo MEC

Você sabe a diferença entre um curso livre e um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)? Muitas pessoas pensam que são a mesma coisa, o que não é verdade.

Para que você possa diferenciar essas modalidades de curso e saber qual é o melhor para você, separamos esse guia completo. Nele trazemos o conceito de curso livre, suas vantagens e para quem é indicado.

O que são os cursos reconhecidos pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) é a entidade responsável por fiscalizar os cursos de nível superior e técnico ministrados no país. Para que um curso seja reconhecido, ele deve preencher uma série de requisitos, estabelecidos pelo órgão.

Por exemplo, os cursos de faculdade, como bacharelado e licenciatura, devem ser reconhecidos pelo MEC para que sejam ministrados. Dessa forma, qualquer instituição de ensino superior deve cumprir com os requisitos.

Para fazer um curso reconhecido pelo MEC, seja ele superior ou técnico, o candidato deve apresentar uma formação básica. Para o curso técnico, a formação é o ensino fundamental ou médio. Para o curso superior, a formação é o ensino médio.

Assim, os cursos reconhecidos pela entidade são indicados para pessoas que desejam uma formação de longa duração. Os cursos técnicos geralmente duram três anos, ao passo que os cursos superiores podem chegar a 6 a 7 anos de duração.

(Continue lendo o texto após o formulário)

O que são os cursos livres

Já os cursos livres fazem parte da modalidade de Educação Profissional e têm base legal na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96. Ou seja, são cursos que podem se ministrados, ainda que não sejam validados diretamente pelo MEC.

Um dos grandes diferenciais dos cursos livres é a inexistência de requisitos para matrícula do aluno. Não é preciso ter formação anterior, como ensino médio ou ensino fundamental, para ser aceito no curso.

Dessa forma, qualquer pessoa que seja alfabetizada, sabendo ler e escrever, pode se matricular em um curso livre. A inexistência de pré-requisitos torna os cursos livres muito mais acessíveis para o público em geral.

Além disso, os cursos livres apresentam diversos outros benefícios, entre eles:

  • São cursos rápidos

Muitos cursos livres podem ser feitos em questão de meses ou até mesmo semanas. Com a formação rápida, o aluno está pronto para ingressar no mercado de trabalho de forma imediata, com um currículo melhorado.

  • Apresentam baixo custo

O investimento para fazer um curso livre é muito mais baixo do que para fazer um curso de nível superior ou técnico, reconhecido pelo MEC.

São cursos com excelente custo-benefício, que entregam ensino de qualidade de forma rápida e objetiva.

  • Retorno rápido

Boa parte dos alunos que fazem um curso livre consegue espaço no mercado de trabalho assim que terminam a formação.

Existem muitas empresas que preferem contratar profissionais que se qualificam, sendo o curso livre uma ótima maneira de melhorar o currículo profissional.

Como você pode ver, os cursos livres são muito práticos, baratos e podem te proporcionar muitos resultados positivos. Conheça agora mesmo os cursos livres profissionalizantes da Potencial Cursos e Idiomas e aproveite.

Curso livre, curso reconhecido pelo MEC, educação, formação profissional, requisitos de curso, vantagens educacionais.

error: CONTEÚDO BLOQUEADO