Informática para melhor idade – nunca é tarde para aprender

Informática para melhor idade – nunca é tarde para aprender

O público da terceira idade está cada vez mais inserido no universo tecnológico. Os idosos já são parte significativa dos usuários de internet no Brasil. No entanto, enfrentam muitas dificuldades e desafios.

É comum se deparar com situações envolvendo idosos pedindo aos filhos e netos por orientação e ajuda no dia a dia. E muitas vezes, a geração mais jovem negligencia as necessidades dos seus ascendentes.

O curso de informática na terceira idade está mudando essa realidade. Nesse artigo falaremos sobre a inclusão dos idosos no mundo da tecnologia.

O que as pesquisas revelam sobre os idosos no mundo da internet

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior crescimento no número de usuários da internet em 2017 foi entre os idosos.

Nesse período, 2,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos passaram a acessar a rede mundial de computadores. O crescimento total, considerando todas as faixas etárias, foi de 10 milhões de usuários.

No ano de 2019 a expansão foi ainda mais expressiva. Uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), mostrou que 58% dos idosos tem acesso a internet em seus dispositivos celulares.

No entanto, a população idosa ainda sofre com desafios, especialmente no que diz respeito a usabilidade dos dispositivos e recursos digitais. A falta de conhecimento em informática dificulta a integração com as principais ferramentas no dia a dia.

(Continue lendo o texto após o formulário)

Desafios enfrentados pela população idosa: conflito geracional

Enquanto a geração mais jovem domina as principais ferramentas tecnológicas, os idosos ainda apresentam dificuldades para executar tarefas simples e resolver problemas.

Isso se deve ao fato de que os jovens nascem rodeados por recursos tecnológicos, aprendem desde cedo a usar computadores, celulares e tablets. Para esse público, a informática é muito mais dinâmica e amigável.

Para a população idosa, existe o desafio da adaptação. A informática se tornou indispensável no dia a dia das pessoas, mas nem sempre foi assim. No passado, computadores, tablets e smartphones eram a exceção.

Por isso, cada vez mais idosos estão buscando formas de se tornarem independentes tecnologicamente. O público da melhor idade está cada vez mais ativo e disposto a aprender, para explorar o mundo digital com liberdade.

A informática na melhor idade: o caminho para o desenvolvimento pessoal

Com vista a se adaptarem, os idosos buscam cursos de informática que sejam personalizados e individualizados. Dessa forma podem aprender conceitos básicos e avançar gradativamente, enquanto executam tarefas na prática.

De acordo com a ciência, a plasticidade cerebral garante que qualquer pessoa, de qualquer idade, seja capaz de aprender e desenvolver novas habilidades. O público da terceira idade é prova de que não existe idade certa para começar.

A Potencial Cursos e Idiomas oferece treinamento completo para a terceira idade. São cursos especiais, didáticos e individualizados, com atividades teóricas e práticas.

Nossos cursos proporcionam o desenvolvimento pessoal, para garantir que o público sênior seja capaz de usar a internet e ferramentas tecnológicas de forma autônoma.

Curso de informática, inclusão digital, Informática para melhor idade, tecnologia para idosos, usabilidade digital., uso da internet na terceira idade

error: CONTEÚDO BLOQUEADO